"Reiki" é a antiga arte tibetana de canalizar energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, em meados do século passado, pelo Dr. Mikao Usui e introduzida no ocidente, mais propriamente nos Estados Unidos, por volta de 1940, pela senhora Hawayo Takata uma americana de origem Japonesa.A palavra japonesa "Reiki" poderá ser traduzida por "energia vital do universo" ou "força da energia vital do universo" (Rei), para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) das zonas doentes do corpo.
Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava tudo o que vive. Hoje, cada vês mais pessoas, incluindo cientistas, estão convencidos de que assim o é. O corpo utiliza energia vital para se reconstituir em caso de ferimentos ou doenças, assim, quando há redução ou bloqueio na circulação dessa energia, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais.
A energia vital (Ki) é de suma importância e a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia a dia. Esses conflitos provêm da tentativa de desviar em proveito próprio, muitas vezes de forma inconsciente, energia vital de outros seres, humanos ou não, os quais por sua vez, tentam defender-se. As pessoas conflituosas são autênticos vampiros de energia vital.
A quantidade de energia vital existente no universo (Rei) é ilimitada, se aprendermos a captá-la a partir dessa fonte inesgotável, podemos colmatar todas as nossas carências, quer sejam físicas, mentais, espirituais ou materiais. "Reiki" é um dos métodos para captar essa energia, não é o único, é no entanto, um dos mais fáceis de praticar.
O "Reiki" é considerado um complementar a qualquer tratamento convencional e apenas influencia a forma como o corpo gere as suas próprias reservas de energia, ajudando-o a compensar-se e a equilibrar-se. Hoje em dia o "Reiki" tem se difundido entre os diversos profissionais da área da saúde. Ao equilibrar-se, o corpo garante o processo de auto-cura mais efectivamente, prolongando assim a longevidade, que muitos atribuem aos anciões da China e do Japão através da manipulação do (Ki), apesar desse fenómeno poder ser explicado por outros factores genéticos e ambientais.
O "Reiki" rege-se por cinco princípios fundamentais, que são:
Hoje, não te preocupes.
Hoje, não te zangues nem critiques.
Hoje, sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes.
Hoje, faz honestamente o teu trabalho.
Hoje, respeita o teu semelhante e tudo o que vive.
O "Reiki" como terapia holística natural que é, terá um efeito mais profundo, se o praticante emanar amor naquilo que faz!!!!!