segunda-feira, 30 de abril de 2007

Pequenos Passos Que Podem Salvar Vidas I



Ressuscitação Cardio-Pulmonar (RCP)

(Adultos)

1 - Verifique e assegure as condições de segurança

Se tem condições de segurança aproxime-se da vítima.

2 - Verifique estado de consciência

Verifique se a vítima reage (está consciente), chame por ela abanando suavemente pelos ombros, se não reagir (está inconsciente) grite por ajuda no caso de ter alguém por perto que o possa ajudar.


3 - Abertura da via aérea

Posicione a vítima deitada sobre as costas com os membros alinhados com o corpo. Ajoelhe-se junto da cabeça da vitima. Levante o queixo da vítima e incline-lhe a cabeça para trás (extensão), de modo a manter as vias aéreas abertas (caso tenha condições e outros conhecimentos, não efectuar esta manobra em vítimas com suspeita de traumatismo vértebro-medular - coluna vertebral). Verificar se existem corpos estranhos ou secreções na boca da vítima e remova-os.

4 - Verifique se ventila normalmente (eficaz)

Verifique se a vítima tem sinais de circulação: Coloque a sua face junto ao nariz e boca da vítima e deve VER se o tórax e abdómen se expandem com os movimentos ventilatórios (Movimentos, incluindo deglutição; Respiração; Tosse), OUVIR se existem ruídos de entrada e saída de ar pela boca e nariz e SENTIR o ar expirado pela boca e nariz da vítima durante 10 segundos (nunca mais)... A pesquisa de pulso não é fácil, pelo que deve ser executada apenas a profissionais com larga experiência, o pulso a pesquisar deve ser carotídeo. Na ausência de sinais de circulação deve prosseguir para o passo seguinte.

5 - Se não ventila normalmente - ligue 112

Se não tem sinais de circulação deve pedir ajuda ligando 112. Antes de telefonar procure saber alguns dados sobre a vítima e local da ocorrência, ou peça a alguém para o fazer (112 é uma chamada grátis para todos os telefones). Se a sua vítima é criança, vítima de afogamento ou de engasgamento, deve executar um minuto de RCP e só depois pedir ajuda.


6 - Posicione as mãos

Coloque as suas mãos sobrepostas com os dedos intercalados no centro do tórax da vítima (no externo), apoiando somente a base da mão. Os dedos da mão que esta por cima puxam os da que está por baixo assegurando que não é exercida pressão destes sobre as costelas.

7 - Comprima 30 vezes

Pressione o tórax 30 vezes, fazendo baixar o externo cerca de 4 - 5 centímetros ou 30% do seu diâmetro, sempre com os braços em extensão perpendicularmente à vítima (sem dobrar os cotovelos). Para manter o ritmo poderá contar "1 e 2 e 3 e 4, .... e 30" comprimindo cada vez que se diz o número e aliviando a pressão cada vez que se diz a conjunção "e" (a um ritmo de 100 por minuto).

8 - Execute ventilação artificial

Mantendo a via aérea aberta (extensão), tape o nariz abrindo a boca e execute respiração boca-a-boca (duas insuflações de modo a elevar o tórax da vítima, cerca de 1 segundo cada). A ventilação pode ser executada com "máscara de bolso", insuflador manual, etc. No caso de não ser possível executar boca-a-boca, por qualquer motivo, deve prosseguir com compressões cardíacas ininterruptamente.


CONTINUE COM 30 COMPRESSÕES E 2 INSUFLAÇÕES ATÉ QUE A AJUDA CHEGUE

Sem comentários: