quarta-feira, 17 de outubro de 2007

"Pobreza e Exclusão Social"

Hoje, dia 17 de Outubro, é o Dia Mundial contra a Pobreza e a Exclusão Social, o dia em que todos nós devíamos parar e olhar um pouco em nosso redor e ver o que se passa para lá do nosso umbigo, olhar bem, mas olhar bem mesmo, para todos aqueles que precisam da ajuda de todos nós e pensar um pouco mais neste grande problema. No meio de tudo isto perguntam vocês... Será que ao pensar neste problema vou ajuda-los em algo? Eu sozinho não sou mais que um grão de areia no meio do deserto! Sobre isso até são capazes de ter toda a razão, mas olhar, pensar, meter um pouco a mão na consciência e tentar visualizar de como será triste e deprimente ser pobre e excluído socialmente pelos outros, nunca fez mal a ninguém, pelo menos que eu saiba!
Cabe a todos nós e especialmente a quem está lá no topo da cadeia alimentar, os chamados "Tubarões", tentar que exista um maior equilíbrio social e que deixe de existir aquela pobreza extrema que se assiste um pouco por todo o mundo, em especial nos ditos países de terceiro mundo (África, América Central e do Sul, Ásia, etc.) e claro está, não deixando de referir este meu país que se gosta de intitular de "pseudo-rico"!
Não quero dizer com isto que sou diferente das outras pessoas e que estou para aqui armado aos "cucos", como se diz na gíria, ou se preferirem, armado em alma caridosa, mas ao menos dei-me ao trabalho de olhar, pensar, meter a mão na consciência e escrever algo sobre o que penso que é extremamente injusto, mesmo que tenha sido por um único dia, eu digo que valeu a pena, porque "nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo".

3 comentários:

Marta disse...

Bem lembrado!
Parabéns!
Beijinho grande...

Bárbara disse...

A pobreza e a exclusão social são, nos dias que correm, uma realidade à qual não se pode ser indiferente. Tratar o nosso semelhante de forma igual e sem preconceito é um passo gigante nesta luta.
André, só não concordo que haja alguém que diga que o nosso país seja é "pseudo-rico"...porque, não é!!! Todos sabemos!
Gostei da postagem.
Beijinho

André Miranda disse...

Quando me refiro a este país que eu tanto amo, se intitular de "pseudo-rico", não é mais do que uma crítica ao que eu chamo de uma política pouco social, em que se constroem estadios para estarem vazios, gastam-se milhões para mostrar-mos que somos um país na cabeça da europa (TGV, Aeroporto e tantos mais) e escondemos um bocado o lixo para baixo do tapete! Existem em Portugal cerca de 2 milhões de pobres, as nossas escolas estão velhas, as nossas vias rodoviárias mt danificadas, os hospitais e o sistema de saúde nem se fala, dava para ficar aqui e fazer uma nova postagem com tanto de mais importante que faz falta a este país em que ainda se continua a dizer que "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!"
Isto foi apenas uma explicação para que entendam o "pseudo-rico" no sentido que eu dei à palavra, nada mais!