sexta-feira, 6 de julho de 2007

Pequenos Passos Que Podem Salvar Vidas III

Manobra de desobstrução das vias aéreas em adultos e crianças (+ de 1 ano) Manobra de Heimlich

Vítimas Conscientes

1º Passo - Se a vítima não consegue falar ou respirar, a angústia é visível no rosto, com olhos muito abertos, boca aberta, sinais de exaustão e cianose. Geralmente as mãos agarram o pescoço. Esta situação tem risco eminente de asfixia e, como tal, de paragem ventilatória.

2º passo - Incline a vítima para a frente, coloque-se por de trás desta e com a mão plana, dê cinco pancadas secas nas costas entre as omoplatas (intra-escapulares). Verifique se o corpo estranho saiu.

3º Passo - Se as pancadas intra-escapulares falharem, coloque a sua mão fechada em punho e com o polegar contra o abdómen da vítima, entre o umbigo e o apêndice xifóide, na zona do epigastro. Com a outra mão envolva o punho fechado e efectue cinco compressões abdominais para dentro e para cima. Devem ser pausadas, seguras e secas (Manobra de Heimlich). Verifique se o corpo saiu pela boca. Repetir esta sequência de pancadas intra-escapulares e compressões abdominais, as vezes que for necessário até à expulsão do próprio objecto.

Vítimas Inconscientes

Se a vítima estiver inconsciente e se não conseguir suportar o peso da vítima, deve colocar a vítima deitada sobre as costas e executar reanimação cardio-pulmonar (30 compressões + 2 ventilações) verificando se algum corpo estranho é expelido, removendo-o da boca se necessário. Repetir esta manobra até que seja eficaz.

Situações de Excepção à Aplicação das Compressões Abdominais

  • Mulheres grávidas.
  • Vítimas obesas (nas quais o reanimador tem dificuldade em abranger o abdómen da vítima).

Nestes casos as compressões abdominais devem ser substituídas por compressões esternais (aplicadas no local da reanimação cardio-pulmonar). Podem ser aplicadas em vítimas conscientes ou inconscientes.


Sem comentários: