quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

5 de Dezembro de 2007



Hoje dia 5 de Dezembro de 2007, é um dia que jamais irei esquecer e vou-vos contar porquê: Eram exactamente 08h17m da manhã quando o meu telefone tocou e ainda meio espantado e ensonado, olhei para ele e vi lá escrito "Bombeiros"! Ora bem, quando algo como isto acontece cheira-me logo a trabalho matinal e não estava de todo enganado. Do outro lado sai aquela típica pergunta: Podes ir fazer uma emergência? Ao que eu respondo: Posso, mas é o quê? É uma senhora que o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) pensa que está em trabalho de parto! Ok, vou já para aí! Visto-me rapidamente e vou para cima, ao mesmo tempo que aquela sensação de que algo ia ser diferente me percorria a mente.
Ao chegar ao quartel, foi montar e arrancar rapidamente em direcção ao Casal das Amoeiras, ao qual chegamos eram 08h24m e de onde sai logo uma senhora a dizer: Acabou mesmo agora de nascer! Ao que eu penso logo para mim "eu sabia que isto ia dar mer..."! O meu colega entra logo para dentro da casa, enquanto eu fico a tirar o kit de partos da ambulância para me fazer ao trabalho também, e assim que meto os pés para dentro da porta, começo logo a ouvir o choro da criança que se encontrava entre as pernas da mãe e debaixo dos lençóis! Vestimos rapidamente a bata, luvas esterilizadas e o protector das vias aéreas e lá fui eu destapar o lençol e ver o que me esperava, era um menino, um macholas bastante vigoroso e chorão também... Hehe! Limpamos a criança e de seguida foi embrulhada num lençol esterilizado, seguindo-se uma parte que sempre tive curiosidade em fazer, que é de cortar um cordão umbilical e cujo procedimento passo a explicar (mede-se um palmo a partir do umbigo da criança e coloca-se o 1º clampe, de seguida mede-se mais 4 dedos e coloca-se o 2º clampe, depois é só cortar no meio de ambos), para terminar vem a pior de todas as partes que é a expulsão da placenta e de todos os restos que se encontram no útero da parturiente, pois após a sua expulsão, temos que pegar em tudo aquilo e colocar num saco próprio para ser entregue no hospital.
Depois de todo este episódio e da criança estar já nos braços da sua mãe, foi procedido o transporte em segurança até ao hospital, onde todos nos esperavam e nos felicitaram pelo sucedido, pois não é todos os dias que se tem a sorte de ver uma criança nascer e assistir o seu parto.
Neste trabalho estamos sempre sobre pressão, vemos muita desgraça, lidamos com a morte e a doença diariamente, mas de vez em quando, também somos presenteados com algo como o que vos acabei de contar e que me deixou feliz e cheio de orgulho e é por isso mesmo, que dedico esta postagem ao pequenino "Hugo".

3 comentários:

Bárbara disse...

Parabéns, parabéns! Que coisa mais linda. Foi muito emocionante ler a tua postagem.
Beijinhos*

Anónimo disse...

O rapaz !!!
Esse dia vai ficar nas nossas memória de nós dois !!
Caso esse dia se repita espero que seja tão simples como este foi !!
Hasta

anjo disse...

que fixe !! deve ser uma sençasão espetacular ver um bebé nascer , ou ter acabado de nascer, mt parabéns , espero um dia tb que aconteça :)
beijos doces